“Os Saltimbancos” realiza temporada em comemoração aos seus 25 anos no Teatro Vannucci, no shopping da Gávea.

Por Paulo Fernando Góes.

Adaptado do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, “Os Saltimbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Os animais são, na verdade, uma alegoria política, na qual o Jumento representaria os trabalhadores do campo; a Galinha, a classe operária; o Cachorro, os militares e a Gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite.

Foi em agosto de 1977 que Chico Buarque estreou “Os Saltimbancos” com direção de Antonio Pedro e, no elenco, Marieta Severo (a Gata), Miúcha (a Galinha), Pedro Paulo Rangel (o Cachorro) e Grande Otelo (o Jumento). No coro infantil, estavam, entre outras crianças, Bebel Gilberto (filha de João Gilberto e Miúcha), Isabel Diegues (filha de Nara Leão), Silvia Buarque, Alexandra Marzo e Alice Borges (filha de Antonio Pedro). Ali, o Brasil conhecia um espetáculo de sucesso que não ia mais ter fim.

Em 1981, Os Trapalhões lançaram sua versão, “Os Saltimbancos Trapalhões” e em 2010, estreou no Rio de Janeiro, no teatro Oi Casa Grande, uma montagem dirigida por Cacá Mourthé, com Bianca Byington como a Galinha, Alessandra Verney como a gata, Maurício Tizumba como o jumento e José Mauro Brant como o cachorro. O coro de crianças foi substituído por 10 atores/cantores conhecidos do Teatro Musical: Carol Futuro, Joana Penna, Marina Palha, Daíra Saboya, Lina Mendes, Pablo Paleologo, Chris Penna, Jorge Mathias, Pablo Áscoli e Felipe Habib. Em 2014, Dedé Santana e Renato Aragão estrelaram “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”, dirigidos por Charles Möeller e Claudio Botelho. A versão para o teatro da dupla ganhou as telas de cinema no ano seguinte, com o filme “Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood”.

De todas as versões, a mais longeva é a de Maria Lucia Priolli, que estreou o espetáculo em 1992 como diretora e atriz (no papel da Gata). Mais de 70 mil pessoas já assistiram a esta versão do espetáculo que, neste ano, comemora 25 anos.

“Queremos fazer uma grande festa para celebrar o teatro. Será uma homenagem a todos que fizeram parte da trajetória da montagem, principalmente o público; sem ele essa história não existiria, ainda mais nesse momento tão difícil que a cultura está vivendo”, detalha Maria Lucia.

Ao longo de 25 anos o elenco contou com nomes como: Alexandra Richter, Suely Franco, Ruben Gabira, Mônica Martelli, Nizo Neto, Andrea Veiga, Ricardo Graça Melo, Felipe Dylon, entre outros, que serão homenageados durante a temporada comemorativa, que vai até 29 de outubro, aos sábados, domingos e feriados, às 15h, no Teatro Vannucci.

No elenco atual, além de Maria Lucia Priolli, estão Julie Duarte, André Rayol e Claudio Gardin, que reveza o personagem do Jumento como ator Cristiano Sauma. Durante o evento de aniversário do musical, as crianças poderão interagir ainda mais com os personagens em uma cena onde o público poderá participar da história no palco, junto com os atores. Programaço pra levar toda a família.

“Os Saltimbancos”

Teatro Vannucci, Shopping da Gávea

Sábados, domingo e feriados, às 15h.

Texto: Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov

Versão e adaptação: Chico Buarque

Elenco: André Rayol, Claudio Gardin, Cristiano Sauma, Julie Duarte e Maria Lucia Priolli

Ingressos: R$60,00 (inteira)/ R$30,00 (meia)

Até 29 de outubro.

Comente via Facebook