“LES COMÉDIENS”: Um musical sublime, pulsante e que arrebata o público com belas canções francesas.

Por Cristiano Ayres.

Está em cartaz no Teatro CESGRANRIO o espetáculo “Les Comédiens”, sob a competente direção de Rafaela Amado, com direção musical impecável de João Bittencourt e, em cena, os atores Camilla Amado, cantando pela primeira vez, aos 64 anos de carreira, o versátil Claudio Tovar – que também assina o figurino e o texto – e o talentoso ator e mímico Thiago Detofol. Em perfeita sintonia, o trio apresenta o melhor do repertório francês, incluindo canções de Michel Legrand, Charles Aznavour, Edith Piaf e Jacques Brel, dentre outros.

Foto: Rafael Blasi.

Foto: Rafael Blasi.

O musical se inicia em um cabaret existencialista dos anos cinquenta, passa por um teatro dos anos trinta e aporta na lona de um circo. Todo esse passeio confere um tom intimista, envolvente e, ao mesmo tempo, grandioso a “Les Comédiens”. A importância da cultura francesa é enaltecida a todo momento e figuras antológicas como o pintor Toulouse-Lautrec e o Corcunda de Notre Dame, do escritor Victor Hugo, são algumas das referências mencionadas ao longo do espetáculo.

Os figurinos de Claudio Tovar conferem toda beleza em cores e exuberância necessárias para dar vida àqueles personagens tão carismáticos. Com sua vasta experiência acumulada em anos de trabalho no teatro (Tovar trabalhou com Ney Matogrosso, Aderbal Freire Filho e Domingos de Oliveira, dentre outros), o resultado não poderia ser menos que o belíssimo trabalho visto em cena. Em um dos momentos da peça, Tovar relembra sua vivência em Paris, quando fez parte do extinto grupo Dzi Croquetes, imenso sucesso da década de 1970. Ele contabiliza ainda, em sua trajetória profissional, trabalhos com Claude Lelouch e Jacques Demy.

Claudio Tovar e Camila Amado protagonizam momentos inspiradores em “Les Comédiens”. Tais momentos estabelecem uma aproximação imediata e direta com o público, algo que humaniza o espetáculo e acerta como uma flecha a sensibilidade do espectador. Em um desses momentos, Camila, em momento solo, narra com emoção a experiência de ter participado de uma recepção em sua casa, quando tinha apenas 10 anos, oferecida por seus pais a Edith Piaf, em sua passagem pelo Brasil. Não há duvidas de que o público fica surpreso e encantado.

Os números de ilusionismo e mímica, realizados por Thiago Detofol, hipnotizam a plateia. Os talentosos músicos João Bittencourt, Mateus Mendes e Lucas Freitas executam a trilha ao vivo e Luís Paulo Neném traz uma poética iluminação que contribui muito para o êxito de “Les Comédiens”.

Bom gosto, inteligência e sensibilidade não são adjetivos suficientes para definir este belo musical que apresenta mais de vinte pérolas da música francesa. O musical tem grande poder de alcance não só para aqueles que viveram e se emocionaram embalados por estas canções, mas também para qualquer jovem com o mínimo de sensibilidade. A ideia do espetáculo surgiu há 20 anos e só agora foi possível sua realização, mas a espera, certamente, valeu a pena.

“LES COMÉDIENS”

Teatro CESGRANRIO (Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido, Rio de Janeiro – RJ)

Com Camila Amado, Claudio Tovar e Thiago Detofol.

Texto: Claudio Tovar

Direção: Rafaela Amado

De 5a a Domingo, às 20 horas.

Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (estudante, professores de qualquer segmento e sênior acima dos 60 anos)

Somente até 5/11/ 2017!

 

Comente via Facebook