“ABBA – People Need Love” e o desafio de recriar o sucesso para o público

Por Redação

Uma grande surpresa neste primeiro semestre da programação carioca, o musical “ABBA – People Need Love” vem surpreendendo o público pelo cuidado em sua produção e por “reinventar” as famosas canções do quarteto sueco. Idealizado e dirigido por Carlos Alberto Serpa, com produção da Fundação Cesgranrio, o espetáculo parte da poética da obra do grupo para criar uma história própria e original narrada literalmente pelas canções do ABBA. 

pastedGraphic.png

Tentamos fazer um ‘ABBA’ bem acessível para a população brasileira, porque, apesar de conhecerem as melodias, em geral não falamos inglês e não conhecemos o conteúdo das canções. Então criamos uma história em que os sentimentos, os encontros e desencontros amorosos vão tomando forma durante o espetáculo e o público começa a compreender o significado dessas músicas”, explica Serpa.

O “amor” dá o tom não somente na narrativa encenada, mas também como um sentimento que pode definir a produção com um todo. Há um cuidado em contar essa história para o público, do roteiro aos figurinos assinados por Beth Serpa, que ajudam a criar essa proximidade com o que era o ABBA. Formado pelos suecos Anni-Frid Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, o quarteto fez sucesso entre 1972 e 1982, marcando uma inteira geração com as canções dançantes e figurinos extravagantes.

Foi um desafio muito grande que tivemos. O primeiro passo que a gente encontrou foi pensar no amor mesmo, que é a mensagem do espetáculo. Então juntamos pessoas que gostamos muito e um elenco que está com a gente há bastante tempo e pensamos: temos que dar um passo maior do que já estamos fazendo”, explica Marcus Brandão, produtor do espetáculo.

pastedGraphic_1.png

Esse “passo maior” se traduz em uma produção com fino acabamento, com muitas perucas e trocas de figurino para o elenco formado por 10 artistas: Aline Barros, Adam Lee, Deborah Marins, Julia Nogueira, Leandro Melo, Rai Valadão, Ricardo Knupp, Rodrigo Drade, Tamara Trindade e Tatty Caldeira. O talento do elenco somado ao cuidado da produção já rendeu até convites interessantes: “O musical foi tomando uma forma, ficando cada vez mais grandioso, e hoje o público está apaixonado. Recebemos convite até para levar esse espetáculo até para a Broadway. Seria interessante um musical brasileiro na Broadway”, celebra Serpa.

Desafio de recriar “ABBA”

Há um grande compromisso de todos envolvidos em não apenas prestar uma homenagem ao ABBA, como também em levar ao público carioca um espetáculo de qualidade. Para a parte criativa, o desafio recaiu sobretudo em trazer algo novo a partir de canções consagradas, já largamente conhecidas pelo público.

“Foi uma alegria muito grande participar desse projeto, porque as músicas são naturalmente contagiantes. Eu pensei em como incrementar e dar mais potência ao que já temos. Então, criei muitos arranjos vocais e instrumentais, algo que eu adoro fazer”, explica o diretor musical Cyrano Sales.

pastedGraphic_2.png

Havia também certo receio por parte do elenco a respeito da resposta do público. Apesar de ser conhecido por uma geração de mais idade, a resposta dos espectadores se deu pela casa cheia no Teatro Cesgranrio e pela interação durante o espetáculo, não só apenas pelas músicas mas como pelo talento dos artistas. Um dos exemplos é a apresentação de Tamara Trindade, responsável pela interpretação de uma das músicas mais conhecidas do ABBA, “The Winner Takes It All”.

É uma grande responsabilidade e também é uma das minhas músicas favoritas. Lógico que tem a carga de estar encenando uma música emblemática do ABBA, mas também é um prazer estar interpretando uma canção que é especial para mim e para todo público. É muito gostoso receber esse aplauso, esse calor da plateia”, celebra Tamara.

Confira detalhes do espetáculo nesta edição do Bastidores #INCITARTE.

“ABBA – People Need Love”

Direção: Carlos Alberto Serpa

Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido)

De sexta a domingo, às 20h

Ingressos a partir de R$ 30

Vendas online: ingressorapido.com.br

Até 12/05/19!

Comente via Facebook